Fechar vídeo

Blog

24/04/2018 Call CenterCRMGestão

Ouvidoria Interna: conheça os benefícios deste setor para sua empresa.

Ouvidoria Interna - Conheça mais sobre este setor

Um setor responsável por dar apoio à gestão e auxiliar no aumento da satisfação e engajamento dos colaboradores.
A Ouvidoria Interna passa a ter cada vez mais importância para a comunicação dentro de uma empresa e neste post você vai conhecer um pouco mais deste setor e seus benefícios.

Papel da Ouvidoria Interna

O principal papel da Ouvidoria Interna é o de integração. Através dela, as informações decorrentes de reclamações e sugestões se tornam importantes dados para melhorar o rendimento dos colaboradores por meio de estratégias traçadas em cima de todo o feedback recolhido.
O ouvidor pode ser comparado a um termômetro dentro da empresa, alertando sempre aos gestores tudo o que acontece dentro do ambiente de trabalho como forma de sempre manter a organização, transparência e bom ambiente.

Ouvidoria para gestão interna

Para gestão e definição das estratégias de comunicação dentro da empresa, a Ouvidoria Interna tem um papel fundamental sendo a responsável por receber os feedbacks, reclamações ou sugestões.
Munida dessas informações, a Ouvidoria Interna organiza todo o material recolhido e facilita para os gestores desenvolverem suas estratégias para melhorar o engajamento da equipe e a satisfação dos colaboradores.

Credibilidade frente ao colaborador

Ao demonstrar essa preocupação com o cliente interno, as empresas ganham em credibilidade e maior aceitação de seus colaboradores. Isso torna o ambiente mais leve para se trabalhar e faz com que cada um dos funcionários tenha mais confiança e tranquilidade ao exercer suas tarefas durante o expediente por ter sua voz mais ativa dentro da empresa.

Ouvidoria não é central de atendimento

O setor não pode ser confundido com uma central de atendimento.
A principal confirmação disso se deve ao fato do setor tratar de questões que geralmente os demais não conseguem solucionar. A Ouvidoria Interna é um canal de participação, com visão diretamente no foco do problema para facilitar e encontrar soluções para as mais diversas situações dentro da empresa.

Conclusões

Com ambientes cada vez mais repletos de pressão por conta de metas e também da concorrência, aumenta-se a necessidade de abrir um espaço onde os funcionários possam ter mais abertura para expor suas opiniões, críticas e sugestões.
O setor facilita na tomada de decisões em direção à melhor satisfação dos colaboradores.
Em resumo, podemos entender que os principais benefícios são:

  • Gerar maior credibilidade e fortalecimento da marca junto aos funcionários;
  • Identificar as áreas dentro da empresa que precisem de maior atenção dos gestores;
  • Identificação das necessidades dos colaboradores;
  • Melhoria no engajamento da equipe;
  • Melhoria na performance dos colaboradores.

Sua empresa possui Ouvidoria Interna? Conte para nós nos comentários deste post!

Confira as soluções da Smart NX para a sua ouvidoria

Nós desenvolvemos uma integração do NX CRM com o NX Call Center e o NX Multicanal que potencializa os benefícios para o seu setor de Ouvidoria, seja Interna ou Externa.

Além de auxiliar na Ouvidoria, essa integração te dá maior controle dos processos, analisando as informações e visão geral dos relacionamentos, sejam para: Atendimento / SAC, Vendas e Cobrança.


Solicite uma Demonstração Gratuita do NX CRM


RECEBA UMA DEMONSTRAÇÃO

Comente usando o Facebook

comentários

Voltar ao topo

COMPARTILHE:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER:    Receba nossos posts por email