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10 dicas para preparar seu e-commerce e vender mais na Black Friday

Black Friday é uma tradição norte-americana que acontece na última sexta-feira do mês de novembro e inaugura a temporada de compras de Natal com super promoções em lojas físicas e online.

Há sete anos o comércio brasileiro fez sua primeira edição da Black Friday e a cada ano reúne mais lojas.

Segundo uma pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), as vendas da Black Friday no Brasil devem crescer 15% este ano.

Pensando nisso, selecionamos dicas que podem ajudar sua empresa a aumentar as vendas neste período.

1. Verifique a estrutura do seu site

Esteja certo de que seu e-commerce conseguirá receber mais acessos durante o período das promoções.

2. Fique atento ao seu estoque

Não corra o risco de vender produtos e ter problemas de estoque depois.

3. Ofereça promoções reais

Nos primeiros anos, algumas empresas ofereciam descontos falsos, e a Black Friday ganhou o apelido de “Black Fraude”, quando muitas lojas vendiam “tudo pela metade do dobro”.

Os consumidores estão atentos às empresas que oferecem falsas, portanto ofereça apenas promoções realmente atrativas.

4. Invista em marketing

Separe um orçamento para investir em em e-mail marketing, anúncios (redes sociais e Adwords) ou mídias tradicionais para atrair clientes.

Faça também Campanhas de Remarketing. Este tipo de campanha identifica os usuários que já visitaram seu site e passa a exibir seus anúncios quando eles visitam sites que aceitam anúncios na rede de display do Google.

5. Push Notifications

As notificações mantêm os clientes atualizados sobre as novidades da sua empresa.

Se sua empresa tiver um aplicativo mobile, envie notificações push para informar sobre suas ofertas.

6. Ofereça múltiplos canais de atendimento

Muitas vezes o que falta para o cliente fechar a compra é informação. Esteja disponível para sanar dúvidas dos seus clientes e converse com seu liente em tempo real.

Ative um chat online em sua loja virtual e redes sociais (WhatsApp, Messenger do Facebook e Telegram).

7. Antecipe-se às dúvidas

Disponibilize uma FAQ para que seu cliente possa sanar as dúvidas rapidamente.

O FAQ Smart é uma versão inteligente do FAQ convencional. O visitante do site digita sua pergunta e o FAQ Smart consegue responder desde as questões mais simples até as mais complexas.

8. AutoAtendimento

Com um chat bot, seu cliente pode ser atendido rapidamente por um robô, que consegue responder rapidamente a questões simples e complexas.

9. Diversifique as formas de pagamento

Amplie o leque de possibilidades nos pagamentos e a diversifique as bandeiras dos cartões para atender um número maior de consumidores.

10. Pós-Venda

Entenda o comportamento e o histórico de compras dos seus clientes e ofereça novos produtos de acordo com as preferências.

Ao integrar o site a um Sistema de CRM, é possível analisar o perfil de cada cliente e criar ofertas e campanhas segmentadas.


E aí? Gostou das nossas dicas? Como está o seu planejamento para a Black Friday?

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